;

terça-feira, 4 de outubro de 2011

ESTAMOS INDO DE VOLTA PRA CASA, DE VOLTA PRA UBES



O movimento estudantil é uma das maiores e mais completas escola de líderes do movimento social. Das principais lideranças políticas brasileiras do século XX, contam-se nos dedos, aqueles que não militaram no Movimento Estudantil. De Brizola á Dilma, todos passaram por esse celeiro que é o M.E.

Uma pluralidade infinita de correntes de pensamento, organizadas ou não, nas salas de aula, nos Grêmios Estudantis, nas Associações Municipais, nas Uniões Estaduais e na gloriosa União Brasileira de Estudantes Secundaristas, “a casa do poder jovem”, o berço das lutas por soberania, democracia, justiça social, igualdade, educação e tudo que foi de avanço nesse país.

2011 é um ano especial para nós, jovens brizolistas do Brasil, um ano em que comemoramos os 50 anos da Campanha da Legalidade, liderada por Leonel de Moura Brizola, que transformou o Rio Grande do Sul na cidadela da democracia. E todos os estudantes secundaristas têm também motivo especial pra celebrar 2011. São 30 anos de reconstrução da nossa entidade nacional, a UBES.

É nessa entidade, que mora a juventude brasileira, que acorda cedo e vai pra luta, que questiona, que é rebelde, que pinta o rosto, que luta por educação, por passe livre, por acesso á universidade. Uma rebeldia conseqüente, uma reinvenção permanente desse Brasil. Uma causa de vida pra moçada de norte a sul, que acredita num Brasil verdadeiramente nosso.

É essa entidade que toma as ruas do Brasil, que faz a revolta do buzu, que derrubou um presidente, que apoiou outro, que retomou sua sede, que encara as lutas que trava de peito aberto, sem medo de ser feliz, sem temer a dificuldade e sem se deixar deter pelos obstáculos.

Esse é o espírito que todos nós, jovens brizolistas, socialistas, brasileiros, que toda a galera do Reinventar deve ter nas próximas semanas. Vamos conquistar nosso espaço, vamos derrotar a dificuldade, derrubar cada obstáculo, e construir o maior movimento de volta pra casa que a UBES já viu.

Estamos indo de volta pra casa SIM, de volta pra UBES, a casa do estudante secundarista brasileiro, e nada vai nos deter. Vamos aos sinais, aos gabinetes, aos sindicatos, ás escolas. Vamos reinventar esse país, enchendo-o “de consciências esclarecidas”. Vamos romper dez anos de silêncio e voltar a compor a UNIÃO BRASILEIRA DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS!

Mas vamos com garra, com alma, com tesão, conquistando corações e mentes, mostrando que chegou a hora, a nossa hora, a hora de cada estudante! Vem com a gente reinventar essa entidade!!!

Viva o Movimento Reinventar! Viva a UBES!


Luis Moreira
Diretor da União Estadual de Estudantes
Secundaristas do Rio de Janeiro – UEES/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário