;

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Segunda guerra mundial .

    A Segunda Guerra Mundial ou II Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo – incluindo todas as grandes potências – organizadas em duas alianças militares opostas: osAliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo oHolocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, com mais de setenta milhões de mortos.

Geralmente considera-se o ponto inicial da guerra como sendo a invasão da Polôniapela Alemanha Nazista em 1 de setembro de 1939 e subsequentes declarações de guerra contra a Alemanha pela França e pela maioria dos países do Império Britânico e do Commonwealth. Alguns países já estavam em guerra nesta época, como Etiópia e Itália na Segunda Guerra Ítalo-Etíope e China e Japão na Segunda Guerra Sino-Japonesa. Muitos dos que não se envolveram inicialmente acabaram aderindo ao conflito em resposta a eventos como a invasão da União Soviética pelos alemães e os ataques japoneses contra as forças dos Estados Unidos no Pacífico em Pearl Harbor e em colônias ultramarítimas britânicas, que resultou em declarações de guerra contra o Japão pelos EUA, Países Baixos e o Commonwealth Britânico.


A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial. Enquanto a Organização das Nações Unidas era estabelecida para estimular a cooperação global e evitar futuros conflitos, a União Soviética e os Estados Unidos emergiam como superpotências rivais, preparando o terreno para uma Guerra Fria que se estenderia pelos próximos quarenta e seis anos. Nesse ínterim, a aceitação do princípio de autodeterminaçãoacelerou movimentos de descolonização na Ásia e na África, enquanto a Europa ocidental dava início a um movimento de recuperação econômica e integração política.

Um conflito desta magnitude não começa sem importantes causas ou motivos. Podemos dizer que vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia.

Um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes,  inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.
Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização, principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques etc).

Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo.

          
Intervenientes



Co-intervenientes

Fantoches
Principais líderes



Vítimas
Soldados:
mais de 16 milhões
Cidadãos:
mais de 45 milhões
Total:
mais de 61 milhões
...detalhes
Soldados:
mais de 8 milhões
Cidadãos:
mais de 4 milhões
Total:
mais de 12 milhões



Final e Consequências
Este importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Uma ação desnecessária que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nestas cidades.

       Imagens da segunda guerra mundial :














hitler segunda guerra mundial imagens fotos pinturas nazismo facismo urss comunismo capitalismo consumo triplice aliança olocausto judeus negros racismo homofobia descriminação trabalho escravo

Um comentário:

  1. Parece uma pergunta fácil, mas não é. Estudos da II Guerra revelam vários antagonismos, mesmo entre os países do EIXO e dentro da 'estranha Aliança'.
    Os antagonismos Alemanha versus Inglaterra e França, os antagonismos Alemanha versus URSS, o conflito latente Japão versus Estados Unidos.
    Uma guerra civil européia que se estendeu para um conflito mundial devido as alianças. Os do Eixo com o pacto anti-Internacional Comunista englobando Alemanha-Itália-Japão, e uma aliança estranha entre capitalistas (GBR e EUA) e um pais dito 'comunista', a URSS. Claro que todas as alianças eram frágeis, pragmáticas que dependiam da situação. Basicamente foi o Império Britânico contra a Alemanha.
    A GBR atraiu os EUA - já ameaçados com o imperialismo japonês - e se aliou aos soviéticos (por mais que Churchill, o premier britânico, detestasse os comunistas!), e quando o 'inimigo comum', a Alemanha, foi derrotada, a Aliança se volatizou. Começou a GUERRA FRIA. Ou seja, dizer que são DOIS blocos é falso. São potencias em conflito devido a globalização dos interesses de mercado - procura por matérias-primas e domínio de novos consumidores. Quem dominou na Europa? A URSS no Leste e os EUA-GBR no Oeste. Quem dominou na Ásia? Os EUA. Isso até a ascensão da China e do Japão restaurado. Uma guerra imperialista que se proclamou 'ideológica', do tipo democracia X fascismos, e depois comunismo X capitalismo. Ideologia que fede até hoje nos meios acadêmicos

    ResponderExcluir