;

sexta-feira, 11 de março de 2011

Universitários 'analfabetizados'

Penso que nós, brasileiros, escrevemos pouco. Menos do que deveríamos. Essa carência literária nos causa um analfabetismo exacerbado. 
Nossas crianças estão passando pelas escolas e a maioria não tem aprendido a ler e escrever de forma 'correta'. Compreendo que a língua portuguesa é muito mais complexa que outras línguas. Todavia, existem erros e casos que são gritantes.
Tentaram implantar na nossa Educação há pouco tempo a 'aprovação automática'. Na minha opinião deveria chamar-se de 'aprovação criminosa'. Os estudantes que não faltassem as aulas ao final do ano passavam independente das suas notas em avaliações. Isso é ou não um absurdo? 
O reflexo desse modelo falido educacional se dá nas universidades. Existem universitários que não têm capacidade de escrever sequer uma redação. A maior parte das universidades acabou optando, de forma oculta, pela maldita 'aprovação automática'´. Sendo que essa você não precisa freqüentar. Basta pagar. Quero deixar claro que não são todas, mas boa parte.
 Muitos universitários acabam freqüentando os bares em frente, ou próximos da faculdade. Sendo assim, acabam se formando nos bares. Claro que existem exceções. Não estou radicalizando. 
Estou tentando descobrir motivos para tantos universitários analfabetos. Penso que eles estão tomando o mundo! E isso é um problema! Pena que tudo no nosso país sempre acabe se tornando piada! 
O deputado federal mais eleito do país, que teve que provar que sabia ler, hoje é membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.  O que mais podemos querer? 
Muitos podem achar que estou sendo preconceituoso, mas não estou. 
Estou apenas levantando um questionamento para que discutamos e vejamos os problemas relacionados a Educação existentes no Brasil. 
Penso que para parte dos políticos do nosso país seja muito conveniente esse analfabetismo generalizado. Quanto menos lemos, menos questionamos. Quanto menos questionamos, menos análises críticas dos fatos são feitas. Portanto, interessa a uma boa parcela da elite essa ignorância literária. 


Luciano França Ramos.  
Blog: http://caxiasemmovimentos.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário